Os confrontos entre Grêmio e Independiente pela Recopa Sul-Americana têm arbitragem definida. A Conmebol escalou Roddy Zambrano para o jogo de ida, na Argentina. Ele é o principal árbitro do Equador na atualidade. Para a partida de volta, em Porto Alegre, o escolhido foi Enrique Cáceres. O paraguaio foi o melhor árbitro do continente no ano passado e apitou a grande final da Libertadores.
O rigoroso Roddy Zambrano tem 39 anos e está no quadro da Fifa desde 2012. Mostrou uma média de um cartão vermelho a cada dois jogos em 2017. Embora já tenha mais de 50 aparições internacionais no currículo, o juiz equatoriano nunca apitou uma final neste tipo de competição. Trabalhou seis vezes na última edição da Libertadores. O principal deles foi o duelo de volta das oitavas entre Guaraní-PAR e River Plate. Zambrano está entre os selecionados para a Copa da Rússia.
Enrique Cáceres, por sua vez, é bem mais experiente e demonstra muita frieza dentro de campo. Aos 43 anos, o juiz do Paraguai acumula mais de 80 partidas internacionais na carreira. Além do confronto entre Lanús e Grêmio, ele já apitou outra final de Libertadores. Comandou o duelo entre Independiente del Valle e Atlético Nacional, em 2016. Ainda tem no currículo competições como Mundial de Clubes, Eliminatórias e duas edições de Copa América. Cáceres também estará trabalhando na Copa de 2018.
Cáceres passa mais segurança do que Zambrano. Certamente isso pesou para que fosse o escolhido para o jogo de volta. De qualquer modo, entendo que não há motivos para preocupação com a arbitragem da primeira partida. Vale lembrar que haverá a utilização do árbitro de vídeo nos dois enfrentamentos da Recopa.
Confira as escalas para os jogos
Independiente x Grêmio - 14 de fevereiro
Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)
Assistente 1: Byron Romero (EQU)
Assistente 2: Christian Lescano (EQU)
Quarto árbitro: Luis Quiroz (EQU)
Árbitro assistente de vídeo: Mário Díaz de Vivar (PAR)
Assistente do árbitro assistente de vídeo: Roberto Tobar (CHI)
Árbitro assistente de vídeo 2: Milcíades Saldívar (PAR)
Assessor internacional: Alberto Tejada (PER)
Grêmio x Independiente - 21 de fevereiro
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistente 1: Eduardo Cardozo (PAR)
Assistente 2: Juan Zorrilla (PAR)
Quarto árbitro: Eber Aquino (PAR)
Árbitro assistente de vídeo: Andrés Cunha (URU)
Assistente do árbitro assistente de vídeo: José Argote (VEN)
Árbitro assistente de vídeo 2: Nicolas Taran (URU)
Assessor internacional: Ubaldo Aquino