A cada verão que se aproxima, a Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho começa a pôr em prática as ações planejadas para o período de alta temporada. E a primeira delas, sempre por essa época, é mostrar ao público que se desloca em dezembro, janeiro e fevereiro para o litoral gaúcho as condições e as novidades das praias. É o que mostra a reportagem que ilustra a capa desta edição.
De terça a quinta-feira, uma equipe de Zero Hora percorreu algumas das mais conhecidas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. O repórter Vinícius Coimbra, o fotógrafo Jefferson Botega e o motorista Ricardo Figueiredo circularam por Pinhal, Capão da Canoa, Torres, Tramandaí e Imbé para contar como os veranistas vão encontrar estes locais na esperada temporada de verão. É tão aguardada porque será a primeira, depois de dois anos de pandemia, sem orientações sobre distanciamento social ou restrições de público.
– As cidades estão em obras para receber bem os veranistas. Em Torres, para melhoria do trânsito de veranistas à beira-mar e na Lagoa da Viola. Aquele lindo letreiro de Tramandaí foi renovado e a ponte que liga a cidade a Imbé recebeu melhorias. A reportagem detalha estas e outras novidades das praias, assim como a preparação das prefeituras para receber tanta gente na estação mais celebrada pela região – conta Rosângela Monteiro, editora da área de Comportamento.
A partir de agora, tanto o Litoral Norte quanto o Litoral Sul passam a receber uma atenção maior justamente pelo deslocamento intenso de veranistas para essas regiões. Já no Natal, teremos equipes se revezando até o final de fevereiro nas praias do Norte, onde há maior concentração de pessoas. Porém, como todos os anos, também deslocaremos repórteres e fotógrafos para o Sul, sempre com a missão de mostrar novidades, melhorias, eventuais problemas e dicas para quem gosta de buscar lugares ainda pouco explorados.
A reportagem sobre as condições do Litoral Norte está publicada nas páginas 22 e 23.