O grande Lauro Quadros tem uma tese sobre como o Grêmio evitará o rebaixamento. Ele entende que, nestas 12 partidas até o fim do campeonato, a salvação pode vir pelas derrotas dos adversários diretos.
Assim, se o Grêmio perder para o Palmeiras, mas o Sport for derrotado pelo Bragantino no interior paulista, e o Santos perder para o Athletico-PR na Baixada, segue tudo na mesma — com uma rodada a menos, claro. Um bom exemplo foi o 2 a 0 para o Atlético-GO.
Na mesma noite, o Sport levou a virada do Palmeiras, enquanto o Santos fracassara na Vila diante do América-MG. A distância para sair do Z-4 não mudou em nada. Apesar do rosário de derrotas, o Grêmio segue podendo sair da zona já no fim de semana.
A tabela do Santos, por exemplo, é medonha. Além de Flamengo e Galo, tem três clássicos regionais pela frente, contra Corinthians, Palmeiras e Bragantino. A tabela do Sport também é terrível. Claro que será preciso vencer algumas vezes, mas talvez não tantas como se imagina. Não seis vitórias em 12 partidas. Quem sabe cinco. Ou quatro. Um olhar otimista, claro que sim, mas não impossível.
A ruindade alheia pode se sobrepor a ruindade do Grêmio.