A cada notícia trágica, agora que o vírus está cada dia mais perto, como se nos encurralasse, penso em como será o futuro dos que habitam a linha de frente lutando ao lados dos doentes. É um nível de pressão insuportável. Inimaginável.
Com as UTIs lotadas, muitos estão tendo que decidir quem vive ou morre. É desumano. Até que ponto eles terão suas vidas devastadas pelas lembranças de morte? Por isso, hoje é dia de dar a cada um deles uma lembrança boa no futuro. Uma recordação. Uma prova de que não foi em vão.
Vá até a sua janela, às 19h30min, no finzinho do RBS Notícias, da RBS TV, e nos ajude a fazer um palmaço inesquecível. Um palmaço daqueles de se candidatar ao encerramento do Jornal Nacional. Temos o dever de agradecer aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e todos os trabalhadores da saúde de UPAs, clínicas, hospitais e locais que recebem e tratam pacientes de covid-19.
Homens e mulheres que se arriscam diariamente até a exaustão. Muita gente não está nem aí para eles, a julgar por certas aglomerações na rua, sem máscara, mas eu sei que você está. Nós estamos. Hoje, 19h30min, vá até sua janela e dedique uma longa salva de palmas para os nossos heróis.