Tem substituição no Campeonato Gaúcho. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) fechou com a Topper, no lugar da Penalty. As duas empresas são paulistas. O Grupo Ipiranga, marca forte do Rio Grande do Sul, continua como patrocinador master.
Tanto a bola nova quanto a mudança na fórmula de disputa — dois grupos que se enfrentam fora e dentro das chaves, definindo os vencedores dos turnos que, por sua vez, farão a grande final — serão oficializadas no congresso técnico. O encontro acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 14h, na sede da FGF, em Porto Alegre.
Depois de realizado o congresso técnico, uma comitiva formada por representantes de patrocinadores, dirigentes dos clubes e outros convidados embarcará para a cidade de Miami, nos Estados Unidos.
Serão nove dias de uma viagem de celebração, segundo explica o presidente da FGF, Francisco Novelletto em carta publicada no site. Seu mandato se encerra em dezembro, após 16 anos no cargo.
Luciano Hocsman, já eleito, assume em janeiro. A delegação parte na sexta-feira (8/11) e retorna no domingo (17/11). Haverá um cruzeiro turístico, saindo do porto de Fort Lauderdale, cidade que fica ao lado de Miami. Tenho cá minhas restrições a essas celebrações anuais da FGF.
Elas são feitas abertamente, é importante ressaltar. Não têm nada de escondido ou ilegal. Mas podem passar a ideia de agradar o universo eleitoral com presentes. Uma questão ética. Já conversei com Francisco Novelletto acerca do assunto.
Ele afirma que a celebração está prevista em contrato com os patrocinadores (Ipiranga, Capemisa, Nexen, Xbri Pneus). Entendo que o valor da viagem poderia ser investido em mais projetos ligados ao esporte, por exemplo. Mas não há dinheiro público envolvido, e isso é bom.