VAGA SOFRIDA – Com os nervos à flor da pele na cobrança de pênaltis, a Seleção Brasileira eliminou o Paraguai nas quartas de final da Copa América por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal, com 47 mil torcedores na Arena de gramado ruim.
Alisson, pegando pênalti e operando um milagre decisivo na única chance paraguaia, foi o nome da partida. O Paraguai marcou de cima a saída de bola. Arthur, Allan e Coutinho sentiam o bafo na cangote enquanto Marquinhos e Thiago Silva trocavam passes lá atrás.
As chances de gol claras vieram mesmo após a expulsão de Balbuena, aos 15 do segundo tempo. Apesar do sofrimento e das questões a resolver no time, venceu o melhor. Só o Brasil procurou o gol. O caminho até a Copa do Catar não será fácil. Renovações de elenco são complexas por natureza.
VOLTA COM LESÃO – O Grêmio voltou a treinar e, logo de cara, teve uma surpresa ruim. Michel lesionou o joelho esquerdo novamente. Já foi paciente de artroscopia, inclusive.
Como Montoya foi para o Racing e Matheus Henrique deve ficar fora devido a convocações para amistosos preparatórios ao Pré-Olímpico de janeiro, na Colômbia, restarão a Renato Rômulo, Thaciano e Darlan como opões.
A boa notícia é que Kannemann está de volta. Vale o mesmo para Cortez, ausente das últimas partidas antes da pausa para a Copa América. Por enquanto, nenhuma contratação. Mas, que fique claro: se recuperar Luan, e Tardelli deslanchar de uma vez por todas, ambos serão os melhores reforços possíveis.
Não só por já estarem no grupo, mas pelo talento que todos sabem que eles têm. Se conseguir isso e não perder Everton para a Europa, muda de patamar na temporada.
O INTER E A JANELA – O Inter voltou aos treinos sem um titular. O lateral-esquerdo Iago foi vendido ao Augsburg, da Alemanha, para aliviar as finanças. Uendel, Zeca e Patrick são opções, caso nenhum da função seja contratado. E também, no futuro, o jovem Erick, que vem foi bem em um jogo-treino.
A direção luta para manter Edenilson, assediado pelos árabes. Tem tido sucesso no combate às investidas. Mas, se o Al Hilal decidir colocar o dinheiro na mesa de verdade, como segurar? Por isso Zé Gabriel, que Tite viu nos Aspirantes, em Porto Alegre, e convidou para treinar com a Seleção antes do amistoso contra Honduras, será trabalhado com ainda mais atenção.
A janela de transferências abre na segunda-feira e vai até o fim de agosto. O bom desempenho na Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão valorizavam os jogadores do Inter, dadas as ofertas. Mas, se quiser lutar por títulos, as baixas têm de parar em Iago. Do contrário, vai ser complicado.