O acompanhamento feito pelo Ibope nas redes sociais dos clubes não revelou mudanças relevantes em relação ao mês passado, mas consolidou o cenário de uma ferramenta de comunicação cada vez mais poderosa junto a sócios e torcedores.
O Flamengo segue líder, seguido pelo Corinthians, somando Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. Ambos estão na casa dos 19 milhões. As duas maiores torcidas do Brasil, como se vê, estão em outro patamar.
A partir dos 13 milhões do São Paulo (3º lugar), o volume de seguidores desaba. O Palmeiras (8 milhões) vem logo a seguir, na 4ª colocação. O Grêmio se mantém em 6º, com 6,5 milhões. O Inter segue em 11º no ranking: 4,4 milhões, tentando fazer da volta à Série A um caminho para ganhar vitamina nas redes sociais.
Só a Chapecoense (7º), que já tinha sido ultrapassada pelo Grêmio e agora vê Vasco e Cruzeiro se aproximarem, registrou perda de seguidores. A tendência é estes exércitos das redes sociais, muitas vezes intolerantes e ávidos por julgamentos definitivos e instantâneos sobre tudo, continuar aumentando.