Ainda não vai atingir tecnicamente os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para a vitória final, mas a virada obtida há pouco no Estado da Georgia, um histórico reduto republicano, deixa Joe Biden a um passo da Casa Branca. Melhor: a um voto.
A virada em seu favor se dá quando a apuração atinge 99% dos votos. A se manter essa vantagem, que é pequena, mas segura, ele conquistará 16 votos de delegados do Colégio Eleitoral. Com os 253 que já tem, serão 269.
A vitória de Biden na Georgia impede matematicamente que Trump chegue aos 270 votos necessários no colégio eleitoral para se eleger presidente.
Os Estados de Nevada e do Arizona, que ontem sinalizavam a vitória de Biden, tiveram pouco avanço na apuração nas últimas horas, mas é questão de tempo para a conclusão, provavelmente ainda nesta sexta.
Logo, é possível que ainda ao longo do dia, Joe Biden tenha a vitória na corrida presidencial confirmada. Fato curioso desta reta final de apuração: a definição se dá em regiões distintas do país, antes dominadas pelos republicanos.