Um comício decisivo no interior do Estado. Um político que superou a morte do filho e da esposa, abandonou o luto e venceu a eleição. Uma briga no comitê de campanha que mudou os rumos da eleição. Os bastidores da corrida eleitoral registrados em um diário pelo vencedor da disputa. O fogo amigo dentro do partido que isolou um candidato e abriu espaço para ele sair vencedor.
Guardadas no fundo da memória dos ex-governadores, as lembranças das campanhas eleitorais que os elegeram agora vêm à tona em uma série de depoimentos em forma de podcast apresentados a seguir.
Memória Eleitoral é um desafio lançado aos ex-governadores gaúchos ainda vivos sobre o momento decisivo das campanhas vencidas por eles. Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antônio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius e Tarso Genro contam histórias que estavam esquecidas e que foram decisivas para o êxito de cada um deles.
A série segue a ordem cronológica das eleições. Começa em 1982, na campanha de Jair Soares e segue até 2010, com Tarso Genro.