A vitória de Carlos Alcaraz sobre Novak Djokovic, na decisão do tradicional torneio de Wimbledon, neste domingo (16), será lembrada por muitos anos. E não será apenas a recordação de jogadas impressionantes, mas a do surgimento de uma lenda do esporte. Sim, aos 20 anos, o jovem treinado por Juan Carlos Ferrero, ex-rival de Guga Kuerten, tem tudo para ser o maior jogador da história.
Lembro da presença dele em Porto Alegre, para disputar um torneio juvenil em fevereiro de 2019. Mas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, Alcaraz jogou e treinou e tive a oportunidade de nesses dias conversar com seu treinador. À época, Ferrero falou que via no pupilo "um grande nível, mesmo com apenas 15 anos".
Pois desde então, o menino se transformou em homem e vem impressionando cada vez mais, quem acompanha o circuito do tênis. Neste domingo, ele parecia ser presa fácil para Djokovic, o maior vencedor de Grand Slam da história, ao perder o primeiro set por 6/1, mas se recuperou de forma incrível e conseguiu algo que até mesmo Roger Federer e Rafael Nadal tiveram dificuldade para fazer.
E a forma como Carlos Alcaraz assustou até mesmo o adversário, que na sua entrevista coletiva falou que ele tem elementos que misturam o seu jogo, o de Federer e o de Nadal. Segundo o sérvio, "ele tem o melhor de cada um". Djokovic ainda afirmou que "nunca jogou contra um jogador como ele".
Portanto, vamos aproveitar. Carlos Alcaraz chegou para marcar história.