Nos últimos dois anos, a Globo produziu três tramas com temática rural na faixa das 21h: Pantanal (2022), Terra e Paixão (2023) e Renascer (2024). Mania de Você, nova novela das nove que estreia nesta segunda-feira (9), às 21h30min, na RBS TV, representa uma proposta diferente para o público: criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araújo, a história é ambientada na paradisíaca Angra dos Reis, na costa do Rio de Janeiro, e em Portugal.
Durante coletiva de imprensa com o elenco, o autor foi questionado sobre essa expectativa da audiência em relação ao respiro urbano que sua narrativa pretende exibir na telinha:
— Eu acho que alternar coisas é sempre bom, né? É uma novela que tem uma inquietação muito grande, é uma história inquieta. Ela vai, com os mesmos elementos, mudando rapidamente. E é uma história de gente jovem também. Eu gosto de falar de gente jovem, no sentido de que o jovem está sempre aberto a tudo, a vida dele pode ser qualquer coisa.
Sobre a pressão de estrear uma novela após o remake impactante de Renascer, João não titubeia em dizer que está acostumado com essa atmosfera, afinal, também é o responsável por outros títulos aclamados, como A Favorita (2008), Avenida Brasil (2012) e Todas as Flores (2022):
— Diria que a novela das nove é sempre uma pressão danada, viu? Tô acostumado já (risos).
Trilha sonora
A trilha sonora reflete esse tom contemporâneo e urbano. O hit Mania de Você, de Rita Lee (1947 — 2023) e Roberto de Carvalho, ganhou uma releitura exclusiva para a novela, produzida e interpretada por Anitta, recheada de elementos eletrônicos.
— Como noveleira e fã da música, vibrei muito com o convite para participar da trilha de Mania de Você, com a faixa de abertura. E, nossa, que honra regravar esse clássico da Rita Lee, tenho certeza de que faz parte da vida de muita gente — diz Anitta em material de divulgação da novela.
A trama
No enredo principal do folhetim, duas mulheres de mundos diferentes, nascidas no mesmo dia, têm seus destinos entrelaçados por acaso, anos depois, com consequências que mudam a trajetória de suas vidas. No interesse comum pela gastronomia, Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) misturam amizade e rivalidade. Juntamente aos seus respectivos namorados, Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes), elas protagonizam um caminho de altos e baixos, entrecortado por pessoas de caráter duvidoso, como Molina (Rodrigo Lombardi), pai de Luma, e Mércia (Adriana Esteves), mãe de Mavi e amante de Molina.
Mais uma vez, vilã
Adriana Esteves, que interpretará uma terceira vilã escrita por João Emanuel Carneiro — viveu a inesquecível Carminha, em Avenida Brasil (2012), Laureta, em Segundo Sol (2018), e, agora, a dúbia Mércia —, celebra a parceria com o autor:
— Ele vem confiando em mim, espero que continue (risos). É uma honra ter, pela terceira vez, um trabalho com ele e três personagens tão fortes e tão diferentes. Eu acho que a Mércia é bem diferente das outras personagens que o João, felizmente, me deu de presente. A Mércia é um mistério enorme para história e para mim. Tô desvendando esse mistério.
E como todo folhetim que se preze, Mania de Você vai brindar os noveleiros com os clássicos “quem matou”, passagem de tempo e reviravoltas: uma década após o misterioso assassinato de Molina, os eixos da narrativa se invertem, e personagens que foram apresentados ao público em um contexto aparecem em situações completamente diferentes.
— Basicamente, a história é feita pelos quatro personagens: Viola, Luma, Mavi e Rudá. Dois são heróis clássicos — Rudá e Viola — e dois são anti-heróis nada clássicos e apaixonantes — Mavi e Luma. E, de certa maneira, os quatro podem angariar nossos votos e nossa simpatia, por razões diferentes. Vai ser uma torcida muito dividida entre eles — pontua João Emanuel.
A novela ainda conta com outras estrelas da teledramaturgia no elenco, como Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Fabio Assunção, Ana Beatriz Nogueira, Ângelo Antônio, Thalita Carauta, Alanis Guillen, Eriberto Leão e Mariana Santos.