Cabocla é a novela escolhida pela Globo para substituir Cheias de Charme (2012) a partir de agosto no Edição Especial. Exibida originalmente em 2004, a segunda versão da obra de Benedito Ruy Barbosa, escrita pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, gira em torno do amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado carioca Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas.
A trama de Cabocla é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto (1898 — 1963) e se passa no fictício município rural de Vila da Mata, em 1918. De um lado da história, a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) e, do outro, a paixão de Zuca, personagem que revelou a atriz Vanessa Giácomo na TV, pelo advogado Luís Jerônimo, primo de Boanerges.
Romance nos bastidores
Em tempo: após a intensa convivência nos bastidores da novela, Vanessa e Daniel começaram a namorar, se casaram em 2006 e tiveram dois filhos: Raul, 16 anos, e Moisés, 14. O divórcio dos atores ocorreu em 2012. Hoje, Vanessa está casada com Giuseppe Dioguardi. Eles estão juntos desde 2014 e têm uma filha, Maria, nove anos. Já Daniel anunciou, em abril, o divórcio, após 10 anos de relacionamento, da atriz Sophie Charlotte. Eles são pais de Otto, oito anos.
Sucesso
Segundo a assessoria de imprensa da Globo, a segunda versão de Cabocla ganhou o Prêmio Qualidade Brasil SP 2004 de melhor novela do ano, e Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, o de melhores autores de novelas. Tony Ramos foi eleito melhor ator, Danton Mello, o melhor ator coadjuvante, e Jussara Freire, consagrada como a melhor atriz coadjuvante. Vanessa Giácomo e Malvino Salvador foram eleitos atriz e ator revelação, e Ricardo Waddington, o melhor diretor. Tony Ramos também foi agraciado com o troféu de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
E não foi só no Brasil que Cabocla fez sucesso. A história foi comercializada em vários países após sua exibição, como Estados Unidos, Portugal, Venezuela e Moçambique.