A nova novela das seis da Globo, que estreia em 15 de abril, e um clássico da música brasileira têm o mesmo nome: No Rancho Fundo. Mas uma versão revisitada da canção, sucesso de Ary Barroso (1903 — 1964) e Lamartine Babo (1904 —1963), será o tema de abertura da trama, com as interpretações de Elba Ramalho e Natascha Falcão. O anúncio, em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (1º), foi feito pelo diretor artístico Allan Fiterman.
Elba, durante a coletiva de imprensa, destacou que a música lhe desperta memórias afetivas muito importantes:
— Fiquei superfeliz com o convite, primeiro porque tenho uma memória afetiva dessa canção, que eu cantava com meu pai pelas calçadas do sertão paraibano. E segundo, pelo encontro musical com Natascha Falcão, que é uma cantora linda de uma voz belíssima e que está explodindo no mundo. A gente fica honrado em receber os novos talentos que trazem também algo tão especial desse múltiplo nordeste que é tão expressivo culturalmente.
A pernambucana Natascha, que concorreu ao Grammy Latino em 2023, integra o elenco da novela com a personagem Lola e emplaca também a canção Adeus na trilha sonora de No Rancho Fundo, comemorou a oportunidade:
— Cantar com a Elba Ramalho é um grande aprendizado, uma emoção muito grande e uma honra dar voz, junto a ela, ao tema da novela. Ela é uma das maiores representantes da música nordestina hoje. E essa versão, que é de uma música de 1930 e foi regravada na década de 1980 por Chitãozinho & Xororó, agora, 35 anos depois, vem numa versão com mais cara de nordeste, trazendo essa nostalgia, esse bucolismo, esse amor pela terra. A música traz essas grandes emoções que estão tão presentes na novela.