As mineiras Rayane Santos, 33 anos, e Rafaela Miranda, 30, se conheceram em 2017, em Goiânia, quando ainda eram compositoras sertanejas. Alguns grandes hits atuais, como Fã-clube, Pingaiada, Beijo de Glicose, Nem Namorado e Nem Ficante, Não Gosto, Eu Amo e Seu Perfil, têm a contribuição delas.
Mas quis o destino que as vozes das mineiras se unissem nos palcos também: foi aí que, em 2018, nasceu a dupla Rayane & Rafaela, que faz o show de abertura da apresentação de Henrique & Juliano, nesta sexta-feira (22), em Novo Hamburgo (confira o serviço abaixo).
Neste bate-papo, as cantoras — que são apadrinhadas e, agora, empresariadas pelos irmãos Henrique & Juliano, artistas sempre presentes no ranking dos mais ouvidos do Spotify no Brasil — contam como se conheceram, quais são suas influências musicais e com quem gostariam de gravar uma parceria inédita.
Vocês são mineiras, mas se conheceram em Goiânia. Como foi esse encontro e quando decidiram formar uma dupla?
(Rayane) A gente se conheceu em Goiânia, numa casa de composição. Um amigo em comum nos apresentou. E a gente escreveu várias músicas no mesmo dia. E aí, como deu muito certo, já de primeira, a gente começou a marcar (encontros) com mais frequência. A música nos uniu literalmente, né? E com isso, compondo com mais frequência, a nossa amizade foi florescendo. Fomos ficando mais próximas, com o passar dos dias, até que surgiu a ideia da dupla.
Como foi a transição da caneta para o microfone, já que antes se dedicavam mais às composições?
(Rayane) É um processo, que a gente até brinca: tem que virar a chavinha, porque a responsabilidade de um compositor é uma coisa, a de um cantor é outra coisa. Então tem que ter essa sensibilidade de não enxergar mais com os olhos do compositor e, sim, com os de artista. Mas eu acredito que seja um processo natural, principalmente no meio sertanejo. Por que quem está ali escrevendo as músicas, que fazem artistas estarem sempre no topo, não pode conquistar um espaço? A gente sabe que o mercado é muito disputado hoje, mas por que não?
O ano de 2023 foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Rayane & Rafaela. Quais são os planos para os próximos anos?
(Rayane) Recentemente, a gente tem passado um bom tempo no estúdio, compondo, selecionando repertório, gravando. Queremos já dar andamento em mais uma gravação audiovisual (as anteriores foram em 2018, 2021 e 2023). Desta vez, quem sabe com mais participações. Ainda estamos sentindo para qual caminho seguirá o repertório para, depois, acertar os demais detalhes.
Como começou a parceria com Henrique & Juliano, que são seus padrinhos musicais?
(Rafaela) Nos conhecemos através das composições, os meninos já gravaram algumas canções nossas. Até que, um dia, nos convidaram para ir lá na fazenda (Terra Prometida, em Tocantins). Gostariam de conhecer as compositoras, e a nossa amizade começou ali. Percebemos que os quatros tinham a mesma paixão pela música, sabe? A gente vive música 24 horas por dia, ouvimos tudo, analisamos. Aí começou a surgiu essa grande parceria, que tem mudado nossas vidas.
Já declararam em entrevistas que admiram Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & Luciano, entre tantas outras estrelas do gênero. Com quem vocês gostariam de gravar uma parceria?
(Rafaela) Sim, eu e a Rayane temos mais isso em comum: a gente gosta muito de um sertanejo modão, raiz, nos inspiramos muito nas trajetórias dessas grandes duplas. Gravar com qualquer um deles seria um grande sonho, mas também temos muita vontade de unir outras vozes femininas no sertanejo, queremos muito que dê certo um feat com Maiara & Maraisa. Acho que representaria muita coisa não só para nós, mas também para a música feminina sertaneja.
Te programa!
/// O quê: show de Henrique & Juliano, com abertura de Rayane & Rafaela
/// Quando: nesta sexta-feira (22), a partir das 19h
/// Onde: Fenac (Rua Araxá, 505 – RS), em Novo Hamburgo
/// Quanto: ingressos a partir de R$ 100, disponíveis nas Lojas Casa Maria ou no site guicheweb.com.br