Clori Peruzzo, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha
A safra 2020 na Campanha gaúcha, segunda maior região produtora de uvas e vinhos do Brasil, tem previsão de ser de alta qualidade devido às condições climáticas, que se mostram, no momento, com um verão seco. Nossa vindima ocorre no final de janeiro para as uvas brancas e final de fevereiro e março para as uvas tintas. Porém, projetamos quebra no volume de produção devido ao uso do herbicida hormonal 2,4-D, utilizado no preparo das lavouras de soja e que vem matando parreirais na região já há alguns anos. Em 2020, após quatro anos consecutivos de uso do 2,4-D, aguardamos impacto expressivo na safra.
As áreas não afetadas continuam produzindo uvas de excelente qualidade. Portanto, infelizmente, devido exclusivamente ao 2,4-D, nossa expectativa é de que a quebra da safra 2020 seja maior que a do ano passado. Apesar de todas as normativas criadas pelo governo, por meio da Secretaria da Agricultura, e orientação quanto ao uso de equipamentos, muitos produtores de soja não acataram nem as normativas nem os treinamentos, com alto impacto negativo no desenvolvimento da Campanha gaúcha por meio da diversificação de culturas.
As áreas não afetadas continuam produzindo uvas de excelente qualidade. Portanto, infelizmente, devido exclusivamente ao 2,4-D, nossa projeção é de que a quebra da safra 2020 seja maior do que a do ano passado.
O enoturismo já é uma realidade devido à alta qualidade dos produtos, ao perfil de vinícolas butique, que aliam a cultura do vinho com os hábitos tradicionais da Campanha gaúcha, sua história de lutas, revoluções e conquistas que moldaram as fronteiras do sul do Brasil. Na região, o enoturismo vem alinhado a outras atividades típicas, como criação de gado, sendo o único território para raças britânicas no Brasil. Também é o berço da criação de cavalos crioulos e puro sangue inglês que disputam grandes prêmios ao redor do mundo.
Nas últimas duas décadas, nossa região investe em duas novas vocações: produção de uvas viníferas e oliveiras de alta qualidade. Hoje, 10 vinícolas da região abrem suas portas para receber visitantes de todas as partes do Brasil e do Exterior, que vêm em busca dos vinhos e azeites que já se destacam nas premiações nacionais e internacionais.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.