A quarta classificatória do ano ao Freio de Ouro, realizada em paralelo à 42ª Expoleite e à 15ª Fenasul, em Esteio, carimbou mais oito finalistas para a final da competição. O tempo seco nos dias de provas ajudou a atrair público ao parque Assis Brasil.
Animais reconhecidos na raça pelos seus resultados confirmaram o favoritismo em pista. O primeiro lugar entre os machos foi conquistado pelo pelo cavalo Quicio Tupambaé, da Cabanha Tupambaé, de Dom Pedrito. O animal foi montado pelo ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary.
— Por um momento esse cavalo esteve vendido e depois reproduziu muito bem, o que fez o proprietário trazê-lo de volta — contou Giovana Evangelista, da Cabanha Tupambaé.
Entre as fêmeas, o topo do pódio ficou com a a égua Honrada Cimarron, da Estância Aurora, de Uruguaiana, guiada pelo ginete Guto Freire.
— Esta égua é especial. Saiu na frente na morfologia e conseguiu se manter na ponta também na parte funcional. Manteve o primeiro lugar desde o início da etapa — comemorou Fabrício Corrêa, da Estância Aurora.
A próxima classificatória da competição ocorrerá entre os dias 13 e 16 de junho, novamente no parque Assis Brasil, em Esteio.