Será preciso driblar obstáculos para que a 38ª Expointer, a ser lançada nesta quarta-feira, no Palácio Piratini, tome a forma necessária até o dia 29 deste mês. Apesar da corrida contra o relógio, não se cogita a hipótese de atraso ou não realização do evento.
- Essa é uma Expointer da superação e bastante desafiadora - reconhece o secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Entre os ajustes necessários, está o PPCI do parque. Nesta terça, a empresa habilitada para a elaboração - o contrato deve ser finalizado ainda nesta quarta -, a direção do parque e o secretário sentaram-se à mesa com o 8º Comando Regional de Bombeiros para tratar do tema.
- A legislação nos dá 30 dias para avaliação do PPCI, mas a feira é uma prioridade, é possível fazer em cinco dias - afirma o tenente-coronel Darlan da Silva Adriano.
Traduzindo, no que depender do esforço dos bombeiros, sai a liberação a tempo da feira, com as garantias de segurança ao público.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as colunas de Gisele Loeblein
No que diz respeito aos negócios, é quase consenso entre entidades e a própria secretaria que será difícil chegar ao resultado de 2014, de R$ 2,72 bilhões. Principalmente pelo indicativo de feiras importantes do calendário do agronegócio nacional já realizadas. A Expodireto, em Não-Me-Toque, fechou com queda de 32%. A Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), com 30%.
- O produtor fica mais cauteloso, mas as condições da feira para negócios são favoráveis - diz Polo.
Para Francisco Schardong, presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), a aposta é na pecuária como a grande estrela da Expointer deste ano:
- A feira é uma vitrine tecnológica. Vai ditar preços e tendências de compra para as 32 feiras realizadas depois.
Nesta terça, às vésperas do lançamento, a principal dúvida era se o governador José Ivo Sartori, que foi a Brasília para reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal, retornaria a tempo de participar da cerimônia. Em maio, Sartori esteve em Paris lançando a exposição.