Com 98% da área de soja colhida, o Rio Grande do Sul alcançou a marca histórica de 15,2 milhões de toneladas, conforme levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Emater. A estimativa, praticamente consolidada, revisou para cima a área plantada e o volume colhido na safra atual.
Com a safrinha de soja, plantada após a colheita do milho, a área cultivada foi ampliada em 100 mil hectares, chegando a 5,22 milhões de hectares. A produção total, até o mês passado estimada em 14,8 milhões de toneladas, chegou a 15,2 milhões de toneladas.
Segundo a Emater, as produtividades médias obtidas ficaram acima do esperado em todas as regiões, com exceção da região Sul, onde a falta de chuva no final do ciclo da cultura impactou negativamente no desenvolvimento da cultura. Nessa região, o rendimento por hectare foi de 2.224 quilos por hectare (37 sacas por hectare).
Em compensação, no Norte e no Noroeste, principais regiões produtoras de grãos do Estado, a produtividade chegou a 2.910 quilos por hectare (48,5 sacas por hectare).