Com fatia crescente na bilionária Expodireto Cotrijal, os estrangeiros terão uma novidade na 16ª edição, de 9 a 13 de março, em Não-Me-Toque. Em vez de reuniões no Pavilhão Internacional, desta vez terão agenda de visitas pelo parque. Como sangue nas veias, a meta será circular para dar vida aos negócios.
- Os importadores gostam de ver os produtos de perto. Por isso, irão aos estandes e circularão mais - conta Evaldo Silva Junior, coordenador da área internacional.
Até a semana passada, 65 países de cinco continentes já haviam confirmado presença - destes, 14 são estreantes. No alvo dos gringos estão arroz, soja, frango, carne bovina e máquinas e implementos agrícolas.
- A prioridade não é quantidade, mas qualidade e bons negócios.
Apesar da estratégia de percorrer a feira, a referência seguirá sendo o Pavilhão Internacional, que terá espaços exclusivos aos países. Alguns terão estande próprio, como a Argentina, com cinco empresas de máquinas e implementos.
Cobiçada pela demanda de alimentos e tecnologia, a África terá desta vez o reforço de países do norte do continente, que estrearão. Da América e da Europa, a expectativa é pela vinda de empresas dispostas a abrir mercados.
- A partir do que temos a oferecer, identificamos importadores e trocamos informações sobre o que mais interessa a eles e a nós.
E a ideia é transformar a via em mão dupla: pelo menos três missões empresariais rumo a países visitantes estão no radar para este ano - uma delas já confirmada, em setembro, à Nigéria.
O despertar estrangeiro da Expodireto foi em 2005, com rodadas de negócios. Três anos depois, a feita tornou-se oficialmente internacional. Em 2011, China e Alemanha foram os primeiros a terem sedes próprias no parque.
- Hoje, a Expodireto é a feira mais internacionalizada do agronegócio brasileiro - afirma Evaldo.
Desde o início, porém, o foco dos gringos tem mudado. Até 2011, era basicamente máquinas. A partir de 2012, cresceu a procura por carne e grãos - com destaque para soja e arroz. Evaldo observa que os acordo fechados na Expodireto são só cerca de 50% das vendas, uma vez que muitas parcerias são alinhavadas e seladas ao longo do ano:
- A feira sempre é uma colheita e uma semeadura de negócios.
Espalhados pelos continentes
Saiba quem são e o que buscam alguns dos estreantes na feira
NAMÍBIA (África) - Tecnologia, máquinas e implementos.
IRLANDA (Europa) - Gado, produtos lácteos e máquinas.
MIANMAR (Ásia) - Arroz, máquinas, gado e frango.
JAMAICA (América Central) - Tecnologia, carnes e arroz.
AUSTRÁLIA (Oceania) - Máquinas e armazenagem.