Depois de nove dias de exposição, a manhã desta segunda-feira foi o momento de parte das estrelas da Expointer 2013 deixarem o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Para o evento deste ano foram inscritos 5.622 animais, que começaram a chegar ainda no dia 19 de agosto. Agora, a saída é mais rápida. Segundo a organização da Expointer, o trabalho de retirada dos animais começou ainda na noite de domingo e deve ser concluído na terça-feira.
Os 10 cavalos da raça árabe trazidos pelo Haras Velate foram colocados no caminhão bem cedo. No parque desde a quinta-feira, dia 22, seguem para a sede do estabelecimento em Osório, após participarem de provas funcionais e de morfologia. Neste ano, o resultado foi considerado positivo por um dos proprietários do haras, Adrian Ventura, 25 anos.
- A gente se deu bem. Fizemos vários contatos e tivemos resultados positivos nas provas - avalia.
Para mais longe irão os cavalos crioulos da Cabanha Laçador, de Santana do Livramento. Um caminhão fará a viagem de 530 quilômetros até região da Campanha levando os 10 animais que chegaram na última sexta para competir na prova de Paleteada.
- A pista não ajudou, estava muito molhada, embarrada. Pedimos para a ABCCC cobrir a pista para o próximo ano - comenta uma das proprietárias, Zulma Souza.
Hora de voltar
Depois de nove dias de feira, animais deixam parque da Expointer
Trabalho de retirada deve ser concluído na terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project