As três indústrias de laticínios que tiveram lotes de leite UHT retirados do mercado neste mês, em razão da adulteração da bebida com água e ureia com formol, protocolaram na Secretaria Nacional do Consumidor campanhas de chamamento para recolhimento do produto. Embora a informação tenha sido publicada nesta sexta-feira no site do Ministério da Justiça, os lotes do recall das marcas Italac, Mu-mu e Líder são os mesmos anunciados no dia 8 de maio pelo Ministério Público Estadual na Operação Leite Compen$ado.
Isso significa que não há novos lotes de leite retirados do mercado. As empresas foram notificadas pelo Ministério da Justiça no começo do mês para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação, que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formoldeído em sua composição.
As empresas tiveram prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.
Recall protocolados no Ministério da Justiça:
Operação Leite Compen$ado
Recall de leite é protocolado no Ministério da Justiça
Embora informação tenha sido divulgada hoje, não há novos lotes retirados do mercado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: