O Estado norte-americano da Flórida se preparava para a chegada de Helene, uma tempestade tropical que pode atingir seu território na próxima quinta-feira (27) como um grande furacão, segundo os serviços meteorológicos.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que a tempestade tropical que se encontra no Caribe ganhará força rapidamente ao passar pelo Golfo do México, e prevê que ela se torne um furacão de categoria três até a próxima quinta-feira, antes de atingir a Flórida.
O governador Ron DeSantis decretou estado de emergência em 61 dos 67 condados do estado e mobilizou a Guarda Nacional.
Dez condados da costa do Golfo emitiram ordens de evacuação parcial. Segundo o boletim mais recente do NHC, "o grande tamanho do Helene deve fazer com que uma extensa zona seja afetada".
Além de ventos fortes, o órgão prevê tempestades, com possibilidade de inundações, e alertou para o movimento do mar.
Petroleiras pararam produção
As petroleiras BP, Shell e Chevron estão paralisando parte de suas produções no Golfo do México.
A BP paralisou operação em suas plataformas Na Kika e Thunder Horse e reduzindo a produção e removendo pessoal não essencial de outras plataformas.
Já a Shell, que chegou a paralisar a produção em Stones, afirmou, na segunda-feira (24), que estava retomando as atividades no local após mudanças na previsão do tempo, mas manteve reduzida a produção em Appomattox. Ademais, interrompeu algumas operações de perfuração e estava evacuando pessoal não essencial de outros ativos offshore.
Segundo informações da Reuters, a Chevron também evacuou equipes, nas plataformas Blind Faith e Petronius, e fechou as instalações devido à tempestade.
Enquanto a Flórida importa a maior parte de seus combustíveis por meio de água, outros Estados da região são abastecidos pelas refinarias do Texas e de Louisiana através do Oleoduto Colonial.
Projeção
Se as previsões se confirmarem, Helene será o furacão de categoria mais alta a atingir os Estados Unidos em mais de um ano. O último furacão dessa magnitude a atingir o país foi o Idalia, que atingiu a parte noroeste do estado em agosto de 2023 como um furacão de categoria três.
O NHC emitiu um alerta de furacão para o leste da Península de Yucatán, no México, e para a província de Pinar del Río, no oeste de Cuba. Ainda assim, a temporada de furacões no Atlântico, que termina em 30 de novembro, tem sido menos intensa do que o esperado.
*Com informações da Dow Jones Newswires