O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na madrugada desta segunda-feira (23), um alerta laranja de tempestade para a metade sul do Estado. Válido até o meio-dia, o aviso indica perigo de chuva, vento intenso e queda de granizo.
De acordo com o Inmet, pode chover entre 50 e 100 milímetros por dia e as rajadas podem chegar a 100 km/h. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta abrange diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Municípios como Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel Caçapava do Sul, Bagé, Pelotas, Rio Grande e Arroio Grande estão dentro da área sinalizada.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Onda de calor
Há, ainda, outro alerta vigente no RS, que se refere a uma onda de calor e envolve outros Estados brasileiros. Iniciado ao meio-dia de domingo (22), o aviso do Inmet é válido até as 23h59min de terça-feira (24).
Na cor amarela, o alerta indica perigo potencial de temperatura até 5°C acima da média por período de dois a três dias. Conforme o Inmet, a condição representa leve risco à saúde.
O aviso abrange regiões como Serra, Norte e Fronteira Oeste. Cidades como Caxias do Sul, Vacaria Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Santo Ângelo e São Borja estão nessas áreas.