Com mínima de 0,9ºC, Vacaria, na Serra, teve o amanhecer "mais gelado" do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (12) – pelo menos nos termômetros. No entanto, a impressão de frio pode ter sido mais intensa em Cambará do Sul, também na Serra. Por lá, a temperatura foi de 1ºC, mas a sensação térmica de - 6,1ºC. A percepção do calor e do frio está atrelada a fatores que vão além da temperatura do ar, explicam meteorologistas.
Os termômetros registram a temperatura relativa do ar, o que indica as mínimas e máximas dos dias nos aplicativos de meteorologia. No entanto, a intensidade do vento e a umidade do ar podem influenciar a maneira como o corpo vai sentir o calor e o frio. É o que chamamos de sensação térmica, algo relativo, que varia de acordo com o organismo de cada pessoa e com os fatores meteorológicos do ambiente.
A percepção tende a ser de calor acima da temperatura registrada nos termômetros durante o verão, enquanto no inverno o sentimento é de sensação mais baixa – caso de diversos municípios gaúchos nesta segunda-feira.
— A sensação térmica leva em consideração a quantidade de umidade no ar e o vento. Se um dia frio, com temperatura baixa, não tem vento, é muito mais suportável para nós do que um dia com temperatura baixa e vento — garante Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel).
Ou seja, os termômetros registram a temperatura do ar no ambiente. Já a sensação térmica é uma projeção de como vai ser a percepção do frio e do calor no organismo humano, em um cálculo que considera a temperatura do ambiente, o vento e umidade do ar.
A soma destes fatores meteorológicos derrubou a sensação térmica em todo o Rio Grande do Sul. Apesar de nenhuma mínima registrada ter sido abaixo de 0ºC, ao menos 18 municípios apresentaram condições para sensação térmica negativa. Em Porto Alegre, por exemplo, os termômetros registraram 7,6ºC, mas o vento e a umidade do ar derrubaram a percepção do frio para 3,7°C.
*Produção: Lucas de Oliveira