A cidade de Itaqui, na Fronteira Oeste, registrou queda de granizo na manhã deste domingo (4). A chuva de pedras de gelo começou por volta das 6h e durou alguns minutos. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o município ainda está contabilizando os estragos provocados pelo fenômeno.
Na semana passada, a Defesa Civil emitiu alerta para risco de temporal e condições para queda de granizo entre segunda e terça-feira (6). O alerta é para a Região Metropolitana, com possibilidade de vendaval e chuva com volume de até 60 milímetros.
O órgão recomenda que a população observe alterações nas encostas e, em caso de necessidade, busque auxílio e abrigo temporário junto a parentes e amigos ou em estrutura disponibilizada pela prefeitura.
Recomenda, ainda, que os indivíduos não transitem em locais sujeitos a alagamento, inundação e deslizamento durante o período do alerta, não enfrentem o mau tempo e mantenham-se afastados de postes, árvores e placas.
Em caso de dúvidas e emergências, o cidadão pode ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). De acordo com a previsão da Climatempo, a segunda-feira será marcada por instabilidade e baixas temperaturas em todo o Estado. Há chance de chuva a qualquer momento, podendo atingir fortemente a Região das Missões e o Centro, além da Região Metropolitana.