Milhares de peixes mortos encobriram a água de rios e lagos da Grécia nesta quinta-feira (29). Autoridades locais estimam que cem toneladas de animais morreram devido a diminuição no nível dos corpos d'água, resultado das mudanças climáticas que atingem o país.
A Grécia passou por um período de chuva intensa em 2023, o que ocasionou o aumento gradual nos níveis de rios e lagos. Agora, um longo período de estiagem somado a uma sequência de ondas de calor diminui drasticamente o volume da água. As mortes dos peixes é resultado destas "flutuações climáticas intensas", informaram autoridades gregas à Associated Press.
O cenário que mais chamou a atenção foi em Volos, cidade ao centro da Grécia onde retroescavadeiras precisaram ser utilizadas para auxiliar na retirada dos animais da água. A quantidade de peixes mortos no local encobriu quase toda extensão de uma baía da cidade.
Os peixes mortos se espalharam pela por corpos de água doce da Grécia e chegaram a rios próximos da orla da capital Atenas. A reportagem da Associated Press informou que os animais costumavam viver no Lago Karka, em Tessália, no centro do país.
Em entrevista à rede de televisão estatal da Grécia, a vice-governadora de Tessália disse tratar-se de "milhões de peixes mortos no Lago Karka". Drenado em 1960, a baía foi restaurada em 2018 para minimizar efeitos causados pela seca na região.
Após retirados da água, os animais são encaminhados para incineração. Além das retroescavadeiras, barcos de pesca foram fretados por autoridades gregas para auxiliar na remoção dos peixes.
Impactos
Apesar de chamar a atenção de quem circula pela orla de Volos, o caso diminuiu a atividade comercial da região. A Câmara do Comércio da cidade estima queda 80% das vendas nos últimos dias.
— A situação com esse peixe morto será a nossa morte. Que visitante virá à nossa cidade depois disso? — disse ao The Guardian Stefanos Stefanou, presidente da associação local de restaurantes e bares.