Frederico, um simpático miniporco de oito anos, conquistou o coração de uma família em Canoas, mas cresceu um pouquinho mais do que o esperado inicialmente. Fredão, como agora é chamado, tem mais de 120kg. Totalmente domesticado, o lar ficou pequeno para ele, e a família está em busca de um novo local que possa garantir mais espaço e conforto para o animal.
Os miniporcos, quando criados em ambientes domésticos e com a alimentação adequada, podem alcançar entre 40kg e 60kg. Entretanto, não é raro que alguns ultrapassem essa faixa, chegando até a 100kg ou mais, como foi o caso de Frederico. Apesar do tamanho, são conhecidos por serem animais inteligentes, sociáveis e de fácil adaptação.
Assim como outros pets, eles precisam de cuidados específicos com alimentação, higiene e saúde, incluindo vacinação e controle de parasitas.
Chegada a família
Frederico vive em Canoas, na Região Metropolitana, com a família da tutora Juliana Vieira: seu marido Anderson, a filha, Bárbara, e dois cachorros. Ele chegou na casa quando tinha apenas dois meses, como um presente de uma amiga. Logo conquistou o coração de todos.
— Ele estava de lacinho vermelho. Pequeno e fofinho, era uma bolinha de pelos e logo recebeu o nome de Frederico, que com o tempo evoluiu para Fred, Fredão e outros apelidos carinhosos — relembra Juliana.
Desde o início, Fred conviveu com sua companheira canina Magnólia, e os dois se tornaram inseparáveis. Dividem espaços, disputam alimentos e formam uma dupla inusitada.
— A Magnólia jura que é um porco e o Fred jura que é um cachorro — brinca a tutora Juliana.
A família pesquisou sobre os miniporcos e imaginava que Fred atingiria no máximo 60kg, mas ele continuou crescendo.
— Assim como ele foi crescendo, crescendo, crescendo... o nosso amor junto com a "pancinha" dele também foi. Ele é o nosso babysauro, sabe? Todos amam ele. Minha filha, de quatro anos, adora brincar com eles e principalmente dar banho no Fred, que fica bem paradinho porque adora — conta Juliana
"Fredão"
Apesar de seu tamanho, Fred é um animal extremamente dócil e carinhoso. Gosta de receber cafuné na barriga e atrás das orelhas, adora um banho de mangueira e, claro, não dispensa uma bela soneca no sol.
— Ele é relax, vive na dele, mas também se dá bem com outros animais — comenta Juliana, que destaca a necessidade de supervisão inicial apenas para garantir que outros pets não o machuquem.
Ele requer alguns cuidados típicos de porcos, como a necessidade de passar protetor solar no verão devido à sensibilidade da pele. Além disso, tem uma dieta variada, com frutas, verduras e proteínas, e, como todo bom porco, adora um banho de lama de vez em quando.
A inteligência dos suínos também se reflete no comportamento de Fred. Ele sabe exatamente como conquistar a atenção da família para ganhar guloseimas e não é raro usar pequenos truques para conseguir um lanche extra.
— Ele é esperto, sabe nos chantagear — brinca Juliana.
Entre as memórias que a família guarda, uma das mais engraçadas aconteceu quando, após uma noite de festa, esqueceram o portão aberto. Ao perceberem que Fred não estava em casa, foram avisados pela vizinha e, para surpresa de todos, lá estava ele desfilando pela rua, escoltado por guardas do bairro.
— Quando olho para o fim da rua, vem surgindo uns vultos e aos poucos fui reconhecendo… Era o Fred! Passado o susto, agradecemos o pessoal por ter avisado e cuidado dele. É uma história que sempre é contada na roda de amigos hoje em dia — relembra Juliana.
Não foi a primeira vez que Frederico foi o centro das atenções. Ele também já foi embaixador até de uma feira vegana, que ocorreu na Barrel Choperia, em Canoas.
Um novo lar para Fred
Com o passar do tempo, a família percebeu que, apesar do amor e do apego ao porquinho, o ambiente urbano não é o ideal para Fred. Por isso, buscam um lugar com mais espaço, um ambiente com grama, terra e liberdade para ele viver a vida plena que merece.
— Hoje entendemos que a cidade não é o lugar para ele. Ele merece viver como um porco, com espaço para explorar e brincar — reflete Juliana.
Para quem dispõe de espaço adequado e se apaixonou pelo Fred, o contato da tutora Juliana é (51) 98280-9490.
*Produção: Murilo Rodrigues