A primeira frente fria de agosto chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7), e deve intensificar a chuva e os temporais em todo o território gaúcho até o início da manhã de quinta-feira (8). Haverá sol e frio intenso em todas as regiões do Estado durante o final de semana sob efeito da massa de ar polar quem vem da Argentina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para "perigo potencial" de chuva intensa, além de vento que pode variar entre 40 e 60km/h em municípios da Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, entre às 12h e 23h59min desta terça-feira (6).
O meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, explica que os temporais e a chuva que atingem o território gaúcho desde o final de semana são resultado da combinação da variação dos ventos sobre a Argentina com o ar quente e úmido do centro do Brasil. A instabilidade deixa o Estado na quinta-feira, mas ainda deve ser intensa, com chuva contínua, durante a quarta, especialmente na Campanha, Fronteira Oeste, Vales e Região Sul.
— Temos uma massa mais fria ingressando da Argentina e uma mais quente na região central do Brasil, isso é um fator que favorece para formar nuvens bem fortes de chuva. Tem muita instabilidade sobre o Estado, e essa condição vai ser reforçada amanhã por essa frente fria. Essa frente fria é a terceira mais forte do inverno, traz essa condição de chuva mais intensa ao Rio Grande do Sul — explicou Borges.
Na quinta-feira, a frente fria avança em direção ao centro-oeste do Brasil e abre espaço para o ingresso de uma massa de ar polar no Rio Grande do Sul, que começa a derrubar a temperatura em todo o território gaúcho. A manhã deve ser chuvosa em municípios da faixa norte do Estado e de céu nublado, sem chuva, nas demais regiões. As mínimas devem ficar próximas dos 15ºC em municípios de todas as regiões durante o dia.
A partir de sexta-feira, os termômetros registram uma queda mais intensa da temperatura em todo o Estado. Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima prevista é de 12°C – apenas 1ºC acima da mínima prevista para quinta-feira.
— A queda de temperatura se intensifica ao longo dos outros dias, se mantém no sábado e no domingo em todo o Estado. Em Bom Jesus, por exemplo, lá no alto, a máxima é de 7ºC na sexta-feira, em Passo Fundo, no Norte, é 8ºC.
Final de semana
Com o avanço da instabilidade para as demais regiões do Brasil, o sol volta a iluminar o RS durante o final de semana. A previsão é de tardes ensolaradas, com sol entre nuvens em alguns períodos, em todas as regiões do Estado.
Apesar do sol, os termômetros devem cair quase pela metade em relação a quinta e sexta-feira e o frio será intenso de Norte à Sul do RS.
Em Passo Fundo, a mínima será de 3ºC no sábado e de 2ºC no domingo – cerca de 4ºC a menos que a mínima prevista para quinta-feira. Em Porto Alegre, a mínima do final de semana também segue 4ºC abaixo da de quinta-feira: 7ºC no sábado e no domingo.
— Vai ser um final de semana com temperaturas reduzidas em todo o Rio Grande do Sul, todo o Estado com muito frio no sábado e domingo. As máximas vão ficar entre 15ºC e 16ºC. Tempo firme na maior parte do Estado, vai ser um frio seco, mais úmido apenas na faixa Sul do Estado, onde pode ter uma chuvinha — projetou Guilherme Borges.
O frio deve ser mais intenso especialmente no sábado, com uma leve elevação das máximas no domingo. As mínimas não devem superar os 10ºC.
Mínimas previstas
- Bom Jesus, Serra: 3ºC (sábado) e 1ºC (domingo)
- Passo Fundo, Região Norte: 2ºC (sábado) e 3° (domingo)
- Porto Alegre: 7° (sábado e domingo)
- Santa Maria, Região Central: 4ºC (sábado) e 5ºC (domingo)
- Rio Grande, Região Sul: 6ºC (sábado) e 7º (domingo)
- Caxias do Sul, Serra: 6ºC (sábado) e 2ºC (domingo)
- Bagé, Campanha: 2ºC (sábado) e 6ºC (domingo)
- São Luiz Gonzaga, Missões: 4ºC (sábado e domingo)
- Alegrete, Fronteira Oeste: 3ºC (sábado) e 7°C (domingo)
*Produção: Lucas de Oliveira