O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (28), um estudo sobre a distribuição dos biomas nos municípios brasileiros. O levantamento informa que a Mata Atlântica é predominante em 337 municípios do Rio Grande do Sul (67,8%), enquanto o Pampa é mais comum nos outros 160.
O estudo também indica que o Pampa é predominante na Lagoa dos Patos e na Lagoa Mirim. No Estado, 141 cidades têm os dois biomas (interbiomas). A análise nacional também indica que a Mata Atlântica é a mais predominante nos municípios (3.082). Depois dela, os mais comuns são Cerrado (1.434), Caatinga (1.209), Amazônia (559), Pampa (233) e Pantanal (22).
Existem 963 municípios localizados em dois ou mais biomas. Trabalhos similares já haviam sido feitos pelo órgão; a novidade do material é que as informações são detalhadas por municípios e há identificação de locais que abrigam mais de um bioma.
Os dados do levantamento no RS consideram três informações: locais com predominância da Mata Atlântica, pontos com prevalência de Pampa ou a mescla dos dois no território.