Uma massa de ar polar de forte intensidade derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul, fazendo com que esta quinta-feira (18) amanhecesse gelada em diversas cidades gaúchas. A menor mínima do Estado foi de 5,9°C, registrada no início do dia, em Vacaria, na Serra, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em São José dos Ausentes e em Cambará do Sul, os termômetros marcaram 6,6°C e 8°C, respectivamente. Outros cinco municípios registraram mínimas abaixo de 10°C na manhã desta quinta-feira. Em Porto Alegre, a temperatura foi de 13,9°C.
Menores mínimas desta quinta-feira:
- Vacaria: 5,9°C
- São José dos Ausentes: 6,6°C
- Cambará do Sul: 8°C
- Lagoa Vermelha: 9,2°C
- Erechim: 9,3°C
A queda na temperatura é decorrente de uma frente fria que, associada a um ciclone extratropical que se desloca em direção ao sudeste do país, trouxe a massa de ar polar continental de forte intensidade ao Estado.
De acordo com a Climatempo, a manhã de sexta-feira (19) ainda deverá ser de muita geada na Serra, condição bastante comum nesta época do ano. Já o nevoeiro deve aparecer nas regiões Metropolitana e dos Vales. Em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 14°C e 25°C. Em Vacaria, na Serra, a temperatura mínima pode chegar aos 6°C. Nas outras regiões do Estado, os termômetros não devem registrar índices tão baixos.
— A tendência de temperatura baixa deve continuar até sábado (20). No domingo (21), a massa de ar frio perde intensidade porque o vento vira de norte e traz mais calor do norte do Brasil. As mínimas continuarão baixas, mas as máximas podem subir — afirma Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.