A paradisíaca ilha indonésia de Bali enfrenta uma maré de resíduos plásticos, um problema que ocorre todos os anos provocado pelas chuvas de monção e que causa espanto entre os turistas. A Indonésia enfrenta um grande problema de poluição do mar e é um dos países que mais emitem resíduos marinhos.
Na semana passada, a praia de Kedonganan, na zona turística de Kuta, foi tomada por garrafas, copos e embalagens, arrastadas das cidades indonésias pelos ventos das monções e as chuvas.
— Peço a todos os indonésios que não joguem lixo em terrenos baldios, em penhascos e rios porque o lixo acabará no mar e chegará às nossas belas praias — disse Anak Agung Dalem, diretor da agência local de proteção ao meio ambiente.
Quase 300 funcionários e seis escavadoras foram mobilizados para limpar a praia com a ajuda de uma ONG local. A visão provoca indignação entre os turistas, setor fundamental para a economia de Bali.
— Eu viajei porque ouvi dizer que era um lugar muito bom para visitar, mas o que vejo é todo esse plástico. É um verdadeiro desastre — lamenta o turista francês Denis Le Merre, procedente da Austrália. — Acho que nunca mais voltarei — acrescenta.
Perto das escavadeiras, alguns habitantes procuram algo no lixo que esperam vender por alguns dólares.
Fenômeno anual
Todos os anos, as chuvas torrenciais arrastam montanhas de resíduos plásticos das cidades e rios da Indonésia em direção ao oceano. Alguns objetos viajam por centenas de quilômetros e acabam nas praias de Bali. A maré de lixo é um fenômeno "que se repete" na praia de Kedonganan e em outras da região, a cada ano, devido às tempestades e ventos das monções entre os meses de novembro e março, segundo Anak Agung Dalem.
A Indonésia, um arquipélago de mais de 17 mil ilhas, se comprometeu a reduzir os resíduos plásticos no mar em 70% até 2025. Apesar das promessas, os turistas não escondem frustração.
— É horrível. Muitos turistas não viajam a Bali justamente pelo lixo — afirma Danil Kovalev, um russo que visitou a ilha em três ocasiões.
Os moradores da ilha, apesar da preocupação com a questão do lixo, acreditam que a beleza de Bali, que atrai milhões de visitantes todos os anos, prevalecerá.
— Se o lixo for retirado, este lugar ficará mais bonito de se ver e mais pessoas viajarão para cá — disse Paulina Kaka, que mora na área da praia de Kedonganan.
— O lixo que chega ao mar vem de todas as regiões. Vai levar tempo, mas vamos limpar" — insiste Anak Agung Dalem, que pede paciência aos turistas.