O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo de tempestade, para boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido das 10h desta terça-feira (13) até as 10h de quarta-feira (14), indica que há chance de ter chuva volumosa, intensa rajadas de vento e queda de granizo em, pelo menos, 160 municípios gaúchos.
O alerta, que engloba as regiões Central, Metropolitana, Fronteira Oeste, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte, chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Segundo o Inmet, há possibilidade de chover entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros no dia.
Esses volumes de chuva podem ser considerados altos para um curto período de tempo. Em Porto Alegre, a média histórica de fevereiro é de 110,8 milímetros de chuva durante todo o mês. Na Capital, pancadas isoladas podem ocorrer durante toda terça-feira e madrugada de quarta-feira.
O aviso do Inmet também abrange cidades como Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Cruz Alta e Torres, por exemplo.
Além disso, o Inmet alerta para a possibilidade de rajadas intensas de vento, podendo variar entre os 60km/h e 100km/h. As velocidades previstas se aproximam das registradas na tempestade que atingiu a Região Metropolitana em janeiro deste ano. O órgão aconselha que as pessoas não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.