Parece fake, mas não é: uma borboleta com o número 88 nas asas foi encontrada por um casal dentro de casa em Dois Irmãos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O inseto pertence à espécie Diaethria clymena, conhecida justamente como "borboleta 88", e é comum em áreas de Mata Atlântica, como essa região do Rio Grande do Sul.
A borboleta foi encontrada por Rosilei Cavalheiro do lado de fora de casa, já morta. Ela diz que ficou surpresa com o desenho nas asas do animal.
— Nunca tinha visto uma borboleta parecida com esta, é muito elegante, perfeita. Parece que realmente alguém desenhou o 88 em suas asas. É encantadora —
O biólogo Aluizio Verdinho explica que esta espécie ocupa, além de regiões de Mata Atlântica, áreas de Cerrado. Como a ação humana diminuiu essas áreas, a borboleta também pode aparecer em regiões urbanas próximas a esses biomas. Essa espécie é mais ativa durante o dia e costuma preferir horários mais quentes. E o desenho nas asas é uma forma de defesa.
— Essa camuflagem se chama 'mimetismo', que é quando a espécie predada se assemelha a uma espécie venenosa ou um predador. O desenho de suas asas é uma camuflagem, aparentando algum animal ou um predador. Normalmente essas 'pinturas' se assemelham a olhos. Para um possível predador delas, pode colocar em dúvida se é a presa ou não —
Apesar de relativamente desconhecida, essa espécie não corre risco de extinção e não pode sequer ser considerada rara, segundo o biólogo. Ainda de acordo com ele, essa borboleta tem média de 6 cm de envergadura, então pode ser considerada uma espécie de pequeno porte. Ela costuma voar em locais abertos e bem iluminados.