No que depender da previsão do tempo, a próxima semana terá diferentes cenários no Rio Grande do Sul. A expectativa é que os moradores do Estado vão precisar se proteger da chuva, mas também irão enfrentar calorão nos próximos dias.
Depois de um fim de domingo (10) chuvoso em diferentes pontos do Estado, a segunda-feira (11) deve ser de sol forte e tempo seco na maior parte do solo gaúcho. Na Capital, pode chover fraco pela manhã, e a temperatura fica entre 19ºC e 27ºC. Em Santa Maria, a temperatura varia entre 18ºC e 30ºC.
Nas regiões leste e nordeste do RS, no entanto, a circulação de ventos mantém o tempo instável e o dia terá bastante variação de nuvens e chuva rápida e isolada, sem previsão de acumulados elevados. Apesar disso, o sol aparece e intercala momentos de melhoria. Em Capão da Canoa, os termômetros ficam entre 20ºC e 26ºC, com chuva isolada de manhã e muitas nuvens à tarde.
Para a terça-feira (12), a previsão é de sol e tempo firme em todo o Estado, graças a uma massa de ar seco. Na Capital, a máxima pode ir até 31ºC, já a mínima fica 18ºC.
Retorno da chuva
Entre quarta e quinta-feira (13 e 14), uma nova área de baixa pressão favorece o retorno da instabilidade, com chuva pontualmente forte e temporais isolados em praticamente todo o território gaúcho. Os maiores volumes devem ficar concentrados sobre as regiões Oeste, Noroeste, Centro-Norte e divisa com Santa Catarina. A chuva pode se intensificar nestas regiões, com possível queda de granizo e rajadas de vento.
No resto do Estado, as chuvas tendem a ser mais irregulares, com acumulados dentro do esperado para o período.
Em Alegrete, há alerta de mudança brusca de temperatura para quarta, conforme a Climatempo. Os termômetros devem ficar entre 21ºC e 28ºC, em um dia de sol com muitas nuvens e chuva a qualquer hora.
Em Porto Alegre, a máxima deve ser de 33ºC na quarta, 34ºC na quinta e 36º C na sexta, passando para 37ºC no sábado (16) e no domingo (17). Pancadas de chuva devem ocorrer em períodos ao longo desses dias, aliviando o calorão, conforme a Climatempo.