O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de risco de tempestade com granizo e vento forte para o Rio Grande do Sul. Os avisos se estendem por esta quarta (15) e quinta-feira (16). Os cenários de principal perigo, em laranja, ocorrem nas regiões Metropolitana, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte.
Com validade a partir do fim da tarde desta quarta até o início da noite desta quinta-feira, o risco é de chuva intensa de até 100 milímetros por dia, vento forte de 60 km/h a 100 km/h, queda de granizo e descargas elétricas. A média normal para o mês de novembro em Porto Alegre, por exemplo, é de aproximadamente 105mm.
A Defesa Civil de Porto Alegre, tendo em vista as informações disponibilizadas pelo Inmet, emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de temporal. A orientação é que a população evite transitar nas ruas durante o período do aviso, abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes e árvores e evite utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica. No comunicado, a gestão municipal estima volume maior que 50 milímetros ao longo do dia.
Além disso, anteriormente, outros dois alertas tinham sido emitidos para o Estado e ambos permanecem ativos até às 18h desta quarta-feira. O amarelo representa risco potencial de chuva e vento forte para o Sul e a Campanha. Já o laranja constitui perigo de tempestade e abrange a metade norte do RS.
Em caso de emergência, é necessário ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).