A ação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical em alto-mar, causa instabilidade no RS nesta quarta-feira (4). O temporal atingiu diferentes regiões ao longo da madrugada e a chuva pode persistir durante a tarde, em formato de pancadas. Também pode haver ressaca no Litoral. Por conta da massa de ar polar, não há previsão de chuva já nesta quinta-feira.
Uma chuva de granizo atingiu alguns municípios do Estado na noite desta terça-feira (4). Há relatos de estragos e de desabrigados. Em Barros Cassal, na região do Alto da Serra do Botucaraí, um levantamento dos estragos ainda é realizado. Mas, de acordo com o prefeito, Adão Reginei dos Santos Camargo, a estimativa é de que cerca 5 mil moradores tenham sido afetados. O número representa quase metade da população do município.
Já em Salvador das Missões, a prefeitura publicou alerta nas redes sociais, informando sobre a distribuição de lonas. Também foi orientado que os moradores que tiveram residências atingidas pelo granizo façam um levantamento da quantidade de telhas danificadas e encaminhem as informações aos responsáveis pela Defesa Civil municipal ou levem até a prefeitura na manhã desta quarta-feira.