Na tarde desta segunda-feira (2), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de temporais isolados e chuva com volume superior a 60 milímetros na quarta-feira (4) na Capital, onde a média de precipitação para todo o mês de outubro alcança 153,2mm. O aviso também ressalta a possiblidade de granizo e rajadas de vento de 50 km/h.
O alerta tem como base informações da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que monitora as condições climáticas.
Segundo a Defesa Civil, a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.
No aviso, a recomendação é que a população evite sair de casa durante o período de alerta. "Aqueles que habitam áreas suscetíveis a riscos hidrológicos ou geológicos são aconselhados a buscar abrigo em locais seguros. A população também deve considerar buscar auxílio e refúgio temporário junto a familiares, especialmente em caso de necessidade. É crucial evitar transitar em áreas sujeitas a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra, bem como evitar entrar em áreas alagadas", informa o órgão municipal.
Em situações de dúvidas ou emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199, enquanto o Corpo de Bombeiros está disponível para atendimento via 193.