Um filhote de pit bull precisou ser resgatado pela polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, após o animal apresentar sinais de uma possível overdose de fentanil. As autoridades acreditam que a cadela tenha entrado no estoque de entorpecentes de seus tutores, um homem e uma mulher. O casal foi preso por maus-tratos na última quarta-feira (6).
A fêmea de pit bull, de apenas oito semanas, recebeu dos policiais, segundo a imprensa norte-americana, uma dose de Narcan, tratamento de emergência utilizado em casos de superdoses ou intoxicação, e ela imediatamente começou a se recuperar. Um oficial transportou rapidamente o cão para o veterinário de emergência para tratamento. O Departamento de Polícia da cidade de Irvine informou que a Unidade de Serviços de Animais tomará posse do animal.
Os donos do cachorro podem enfrentar acusações que incluem porte de drogas e crueldade contra animais, de acordo com o Departamento de Polícia de Irvine.
O incidente começou com um encontro "consensual" entre o casal e a polícia na quarta-feira, do lado de fora de uma loja Walmart, disse o porta-voz do departamento, Kyle Oldoerp. Depois que os policiais descobriram fentanil no carro da família, os dois foram presos, relatou ele.
— Então a mulher disse: ah, acho que meu cachorro está tendo uma overdose — disse Oldoerp ao programa Los Angeles Times no sábado (9).
Segundo ele, a mulher conhecia os sintomas "porque era a segunda vez que o cachorro teve uma overdose".
O porta-voz da polícia disse que não ficou imediatamente claro como o cão teria sido exposto à droga, que é até 50 vezes mais poderosa que a heroína. Uma dose tão pequena quanto 2 miligramas pode ser fatal para um ser humano, embora os cães sejam menos sensíveis à droga, de acordo com o Times.