A Austrália é terra de muitos animais curiosos e assustadores. Desta vez, pesquisadores do Museu de Queensland descobriram uma nova espécie da aranha-gigante-de-alçapão. O aracnídeo foi encontrado em Brigalow Belt, em Queensland. A nova espécie ganhou o nome de Euoplos dignitas.
O estudo, publicado em março no periódio Bio One, explica que o nome é derivado do latim e que significa dignidade e grandeza, em referência à natureza considerada impressionante da espécie, mas também à iniciativa Project DIG do Museu de Queensland, que financiou a descrição da espécie. A aranha pode chegar a cinco centímetros de comprimento, o que é considerado grande para aranhas-gigantes-de-alçapão. Segundo os pesquisadores, a nova espécie pode ser considerada rara.
Os cientistas identificaram que a E. dignitas gosta mais de habitats de floresta aberta em terras de solo preto, onde as aranhas constroem tocas com um alçapão espesso, por isso o nome. De acordo com a pesquisa, os machos dessa espécie provavelmente vagam em busca de fêmeas no final do outono ou inverno australiano.
Para realizar a pesquisa, os cientistas passaram três dias na região de Eidsvold e Monto, cidades rurais de Queensland, em maio de 2021. A procura pela aranha revelou apenas uma única população ao longo de várias centenas de metros. Com o declínio contínuo na extensão e qualidade do habitat, a espécie é atualmente avaliada como ameaçada de extinção.