Os alertas que são emitidos pela Defesa Civil são instrumentos que indicam que há uma situação de risco, desastre ou evento climatológico previsto para ocorrer em curto prazo. Após eles serem emitidos, começa a fase de preparação para o enfrentamento da situação e a mobilização dos recursos necessários.
No Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é o órgão responsável por fazer uma observação contínua das condições geo-hidrometeorológicas. E também pelo envio de alertas de riscos, caso ocorram indicativos de perigo eminente de processos geodinâmicos — deslizamento, erosão e vulcanismo — e hidrológicos — inundação e enxurrada.
Assim que uma situação de risco é identificada, o Cemaden envia os alertas ao Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do Ministério de Integração (Cenad/MI). Este, por sua vez, os repassa para os órgãos da Defesa Civil Estadual e Municipal.
Além de tentar reduzir os riscos de desastres, a Defesa Civil é responsável pela promoção de ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação e atua de forma multissetorial, nos âmbitos dos governos federal, estadual e municipal. Com informações do site do Cemaden.
Significado das cores dos alertas
Com o intuito de diferenciar a gravidade da situação prevista, os alertas são divididos em três cores: amarelo, laranja e vermelho. Confira quais os significados das cores dos alertas e em que situações eles são enviados:
Alerta amarelo
- Significado: risco moderado
- Quando é enviado: é emitido quando há previsão de uma situação meteorológica que tem potencial de tornar-se perigosa
Alerta laranja
- Significado: risco alto
- Quando é enviado: é emitido no caso de haver previsão de uma situação meteorológica perigosa
Alerta vermelho
- Significado: risco muito alto
- Quando é enviado: é emitido no caso de haver previsão de uma situação meteorológica de grande perigo e de intensidade excepcional com grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física e até mesmo à vida
Recomendações em caso de risco
Para orientar as ações dos órgãos competentes, é encaminhado junto com o alerta um documento que contém recomendações de ações de preparação. Além disso, a própria cor do alerta traz indicações de como agir frente à situação. Consulte as recomendações para cada tipo de alerta:
- Alerta amarelo (risco moderado): a orientação é para a entidade monitorar as possíveis evoluções das condições meteorológicas e alertas e para não correr riscos desnecessários
- Alerta laranja (risco alto): a orientação é para a entidade manter-se vigilante e informada das condições meteorológicas previstas. Também é recomendado que siga os conselhos das autoridades e para ficar preparado para a tomada de uma ação de emergência, caso seja necessário
- Alerta vermelho (risco muito alto): o indicativo é de que a entidade mantenha-se atenta sobre as informações dos alertas e para que siga as instruções e conselhos das autoridades. Também é recomendado que haja preparação para uma tomada de ação de emergência