A primavera começou em Santa Catarina com frio e queda de neve. O fenômeno foi registrado na cidade de São Joaquim, na região serrana do Estado, entre a noite de quinta-feira (22), e a madrugada desta sexta-feira (23).
A neve começou a cair no final da noite de quinta e foi comemorada por turistas que estavam em um restaurante no centro da cidade. Outros municípios também tiveram registro, mas de forma isolada, como o caso de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema.
Em outra cidade vizinha, Cruzeiro, que fica a 15 km de distância de São Joaquim, os termômetros registraram temperaturas negativas e a noite teve fortes rajadas de vento. No Rio Grande do Sul, primeiro final de semana da primavera também deve registrar temperatura negativa.
Esta não foi a primeira vez que a primavera foi marcada por neve em São Joaquim, que passou pelo mesmo fenômeno em 2013. De acordo com o meteorologista Gabriel Luan Rodrigues, a nevasca não teve registros grandes de instabilidade nem nuvens carregadas, e foi uma consequência mais da altitude.
— O fenômeno ocorreu devido à grande quantidade de umidade do ar levada pela baixa pressão da região registrada no litoral do Rio Grande do Sul para as áreas mais altas de Santa Catarina, como no município de São Joaquim, a 1.353 metros acima do nível do mar. E, com a influência do ar polar que se deslocou da Argentina, a temperatura foi baixa o suficiente para formar os flocos de neve com a umidade disponível — afirma.
Rodrigues diz que neste fim de semana o frio persiste, porém a neve não deve voltar ao Estado:
— Vai ser um final de semana bastante frio na região, mas conforme a massa de ar frio vai se estabelecendo, a umidade diminui. Portanto, já não existem mais condições para ocorrência de neve — explica ele, que faz um alerta para a presença de geadas no domingo.