Seja guarda-chuva ou capa, um dos dois acessórios será essencial para os gaúchos que se aventurarem a sair na rua neste começo de semana. Segundo informações da Climatempo, a chuva deve predominar no Rio Grande do Sul até perder força na quarta-feira (10). Então, chegará a hora do casaco: o frio deve reaparecer com força no Estado.
Nesta segunda-feira (8), a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil favorece as instabilidades no estado gaúcho ao longo do dia, como informa a Climatempo. Não há previsão para grandes temporais, mas pode chover em diferentes momentos do dia.
A chuva deve ser mais forte no Norte, na Região Metropolitana e na Serra, além do risco de temporais no litoral norte. A segunda será ventosa por todo Estado, com rajadas de 40 a 60km/h.
A mínima para o RS nesta segunda deverá ser de 6°C, sendo registrada em Pedras Altas, na região Sul. Já a máxima não deve passar dos 24°C, temperatura prevista para Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros devem ficar entre 14°C e 18°C.
Na terça-feira (9), a Climatempo informa que o processo de formação de uma frente fria e um ciclone vão favorecer o aumento da chuva no Rio Grande do Sul. Todo estado terá predomínio de muitas nuvens e chove em vários momentos. Há risco para temporais na metade leste do estado, inclusive em Porto Alegre e as rajadas de vento se intensificam.
De acordo com a empresa de meteorologia, as rajadas de vento podem se aproximar de 70km/h na terça. Na Capital, a previsão indica mínima de 13°C e máxima de 17°C.
O clima segue instável na quarta-feira (10), com muitas nuvens e chuva em todo o Rio Grande do Sul. A previsão é de tempo fechado e chuvoso em Porto Alegre, Litoral Norte, Serra e Norte. Nas demais áreas, o dia começa com chuva em alguns pontos, mas as instabilidades vão perdendo força e não chove mais entre a tarde e a noite. As temperaturas seguem muito baixas no decorrer do dia, com Erechim marcando entre 7°C e 11°C, Bagé com 7°C e 15°C e, por sua vez a Capital entre 13°C e 15°C.
Conforme a Climatempo, a instabilidade já vai perdendo força e a tendência é que o ar seco de origem polar já volte a predominar na quinta (11) e sexta-feira (12). O frio tende a aumentar na semana. As mínimas podem ficar abaixo de 5°C em algumas localidades, principalmente a partir de quarta — casos de Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, com 2°C, e Pinto Bandeira, na Serra, com 3°C.
A semana termina com sol, sem chuva, mas com temperaturas muito baixas. A empresa de meteorologia observa que há condições para geada no Noroeste do estado na madrugada de quinta, além de geada na Campanha, Norte e Serra na sexta.
Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta segunda-feira:
- Região Metropolitana: chuvas a qualquer hora do dia. Em Porto Alegre, mínima de 14°C e máxima de 18°C.
- Serra gaúcha: chuvas a qualquer hora do dia. Em Caxias do Sul, mínima de 15°C e máxima de 17°C.
- Litoral Norte: há chance de chuva a qualquer hora. Em Torres, os termômetros variam entre 14°C e 17°C.
- Litoral Sul: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Rio Grande, mínima de 12°C e máxima de 16°C.
- Região Norte: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Passo Fundo, mínima de 12°C e máxima de 16°C .
- Região Noroeste: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Santa Rosa, os termômetros variam entre 12°C e 18°C.
- Região Sul: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Pelotas, mínima de 9°C e máxima de 17°C.
- Região Central: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Santa Maria, mínima de 13°C e máxima de 17°C.
- Campanha gaúcha: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Bagé, os termômetros variam entre 10°C e 15°C.
- Fronteira Oeste: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 12°C e 16°C.