Depois de mobilizar bombeiros em países como Portugal, França e Espanha para combater o fogo que se espalha com o calor extremo na Europa, agora a Grécia enfrenta o mesmo problema. As autoridades gregas voltaram a mobilizar meios aéreos nesta quarta-feira (20) para extinguir um incêndio que se alastra no sopé do Monte Pentélico, ao norte de Atenas, na Grécia, onde ameaça casas, anunciaram os bombeiros.
Cerca de 485 bombeiros, 120 veículos, três aviões e quatro helicópteros foram mobilizados desde o nascer do sol para tentar controlar o fogo que se espalhou durante a noite para os subúrbios densamente povoados do norte de Atenas, como Gerakas, onde vivem cerca de 29 mil pessoas.
— Devido à intensidade e velocidade dos ventos, o fogo mudou constantemente de direção ao longo da noite, dificultando nossa luta para extingui-lo — disse um porta-voz dos bombeiros na manhã desta quarta-feira.
Vários locais foram evacuados, e a polícia grega removeu quase 600 pessoas de áreas perigosas, segundo um comunicado. Os bombeiros indicaram que várias casas foram incendiadas e que será iniciado um estudo dos danos assim que o fogo for controlado.
Nas últimas 24 horas, os bombeiros gregos atenderam 117 incêndios no país.
No ano passado, a Grécia sofreu com altas temperaturas e violentos incêndios florestais, que destruíram 103 mil hectares e deixaram três mortos.
Antes do início da temporada de verão no hemisfério norte, o governo grego pediu a seus parceiros europeus que enviassem bombeiros de vários Estados-membros no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Desde 1º de julho, 250 bombeiros romenos, franceses, alemães, búlgaros, finlandeses e noruegueses estão posicionados em território grego.