O temporal que atingiu pontos isolados do Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (2), deixou quase 120 mil clientes sem energia elétrica nas áreas atendidas pela RGE e pela CEEE Equatorial.
Por meio da assessoria de imprensa, a RGE informou que 58 mil clientes foram atingidos. A maior parte deles concentra-se nas regiões dos vales do Sinos, principalmente em Sapiranga, e do Rio Pardo, especificamente em Santa Cruz do Sul. Ainda destacou que as equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível e completou ressaltando que "como o temporal ainda está passando pelo Rio Grande do Sul, não é possível dimensionar o volume nem a complexidade dos danos".
Na região da CEEE Equatorial, pelo menos 60 mil clientes ficaram sem luz em trechos de Porto Alegre, Alvorada, São Jerônimo, Bagé e Camaquã. Conforme a companhia, os ventos chegaram a 50 km/h nessas regiões. Técnicos estavam nos locais para realizar reparos e normalizar a energia o mais rápido possível.
De acordo com o Inmet, as rajadas de vento atingiram 57 km/h na Grande Porto Alegre, durante a tempestade. Mas, no interior do Estado, os ventos foram mais intensos. Em Bento Gonçalves, na Serra, alcançaram 60 km/h, e em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, ocorreram rajadas de 103 km/h. Apesar da ventania, a Defesa Civil do Estado informou que não recebeu chamados até o início da noite deste domingo.
Entre 15h e 18h deste domingo, Porto Alegre registrou 23,5mm de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, foram 26,5mm no mesmo período. O temporal foi considerado apenas uma pancada forte, nada que possa reverter um quadro de seca na região, de acordo com o Climatempo.
Instabilidade aumenta
Nesta segunda-feira (3), a aproximação de uma frente fria e a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera aumenta a instabilidade no Rio Grande do Sul. As pancadas ocorrem intercalando períodos de melhoria e podem acumular volumes significativos por todo o Noroeste gaúcho. Em Porto Alegre e no sul do Estado, haverá chuva a partir da tarde, com risco de trovoadas. Apesar da instabilidade, o tempo ainda segue firme no litoral gaúcho. Na Capital, previsão de pancadas de chuva e trovoadas, com mínima de 22°C e máxima de 34°C, segundo o Climatempo.
Ainda de acordo com o Climatempo, a instabilidade persistirá no decorrer da semana, mas o ar seguirá bastante abafado. Na terça-feira (4), a chuva intercalará com períodos de melhoria sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e o Litoral. No norte gaúcho, haverá sol e pancadas de chuva a partir da tarde, com risco de trovoadas.
Se você está na área de atendimento da RGE:
Em caso de falta de energia, chame a RGE por meio dos canais de atendimento:
- SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
- Whatsapp: 51 99955-0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900
Se você está na área de atendimento da CEEE Equatorial:
A CEEE Equatorial Energia possui os seguintes canais de comunicação para atendimento:
- Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
- Telefone: 0800 721 2333
- Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).