Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na beira-mar de Imbé na tarde de quarta-feira (15). De acordo com a prefeitura, o animal encalhou nas proximidades da guarita 132, entre as avenidas Garibaldi e Santa Rosa, no centro da cidade.
A prefeitura foi acionada, e o animal foi retirado ainda na quarta-feira, com auxílio de uma retroescavadeira e sob supervisão de técnicos da Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Tramandaí (Patram), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). Devido ao estado de decomposição, o enterro da baleia foi feito na própria areia da praia.
Segundo Maurício Tavares, biólogo do Ceclimar, a jubarte é uma das espécies presentes no Litoral Gaúcho, e o aparecimento de carcaças tem sido cada vez mais comum nos últimos anos.
— Isso está acontecendo pela recuperação do estoque dessa espécie no mundo, principalmente esse estoque do nível do Atlântico Sul Ocidental. Depois que cessou a caça das baleias na década de 1980, a espécie começou a se recuperar lentamente e, hoje, está quase chegando ao patamar populacional que tinha antes da caça comercial.
A prefeitura de Imbé alerta que, ao encontrar animais marinhos na faixa de areia, as pessoas podem ligar para a Patram no telefone (51) 3661-4620. Se for encontrado animais mortos na praia o Ceclimar deve ser avisado, de preferência com foto e local, através de aplicativos de mensagens ou ligando no telefone (51) 99625-3179.
Nestes casos, não é recomendado remover o animal da praia por conta própria, alimentá-los ou movê-los de volta à água e tocar nos animais, pois eles podem transmitir doenças.