Seja para quem fica na Capital, para quem pega a estrada rumo à Serra ou para o Litoral, a previsão do tempo deve ser favorável para aproveitar o feriadão da Proclamação da República, com sol e tempo estável. Conforme a Somar Meteorologia, há risco de chuva somente nas regiões Oeste, Central e Campanha, que deve ser isolada e em baixo volume.
No sábado (13), não há previsão de chuva em nenhuma área do Estado, com sol, poucas nuvens no céu e tempo firme. A temperatura vai subir gradativamente durante a tarde, mas a sensação de calor não deve ser tão intensa. Conforme Dóris Palmas, meteorologista da Somar, o dia será agradável e em, Porto Alegre, a máxima prevista é de 27°C .
Já no domingo (14), a chuva deve chegar no Estado pela região Oeste. Serão pancadas isoladas, que devem cair durante a tarde. Segundo Dóris, porém, a chuva é pouca: não deve ultrapassar 10 milímetros. Apesar disso, as temperaturas não baixam. Em Porto Alegre, os termômetros devem registrar 31°C.
Na segunda-feira (15), feriado, a chuva avança para a Região Central e para a Campanha, com pancadas isoladas, que também devem cair durante à tarde. Para as duas regiões, junto da região Oeste, há risco de temporal.
Quem aproveitar a folga prolongada para pegar a estrada e ir para o Litoral curtir o calor, encontrará um tempo favorável para o clima de praia. Não há previsão de chuva para os três dias do feriadão. As cidades litorâneas, como Torres, por exemplo, terão máxima entre 25°C e 26°C . Entretanto, Os banhistas vão precisar tomar cuidado: na segunda-feira, há risco de mar agitado e as ondas podem chegar a 2 metros de altura.
Da mesma forma, quem optar por ir à Serra encontrará tempo bom, sem previsão de chuva. O amanhecer deverá ter temperatura de cerca de 13°C , esquentando ao longo do dia, com a máxima alcançando a casa dos 28 °C .