Três filhotes de jacaré de papo amarelo foram resgatados nesta sexta-feira (20) na zona urbana de Gravataí, na Região Metropolitana. Os animais, aproximadamente do tamanho de um punho de adulto cerrado, estavam próximos a um cano em que verte ininterruptamente água vinda de uma área verde. Uma fonte natural conhecida na região como “bica”.
A Guarda Municipal de Gravataí foi acionada por populares que avistaram os espécimes por volta das 17h, na Rua José do Patrocínio, no bairro São Geraldo. Uma guarnição chegou ao endereço cerca de 20 minutos depois e constatou que, de fato, os animais estavam no local.
Eles foram capturados e acomodados em um galão plástico de cinco litros. Os agentes que atenderam a ocorrência enviaram imagens para o grupamento ambiental da própria Guarda Municipal. Após a análise, houve a conclusão de que tratava-se do jacaré de papo amarelo e que os espécimes estavam em boas condições de saúde.
Logo depois, a equipe fez o transporte dos animais para a clínica particular Toca dos Bichos, em Porto Alegre, que atende espécies silvestres e exóticas. A subcomandante da Guarda Municipal de Gravataí, Cibele Bitelo, disse que os répteis devem permanecer por um período em observação e, ao atingirem as condições adequadas, serão devolvidos à natureza.
Cibele afirma que os filhotes estavam sozinhos no local, sem a presença de nenhum jacaré adulto. Por isso, a avaliação é de que os bichinhos podem ter chegado até ali carregados por alguma vertente.
A Guarda Municipal retornou à bica neste sábado (21) para verificar a eventual presença de mais filhotes, mas nada foi localizado. Uma nova vistoria deve ocorrer neste domingo (22).