O começo da manhã foi gelado no Rio Grande do Sul, apesar de não serem registradas temperaturas negativas. De acordo com a Somar Meteorologia, os municípios de Santo Augusto e Palmeira das Missões, ambos localizados no noroeste gaúcho, tiveram mínima de 1°C no início desta segunda-feira (28).
O restante do território gaúcho também teve um festival de baixas temperaturas. Santiago, na Região Central, registrou 1,1°C, e Ibirubá, no Noroeste, teve mínima de 1,4°C. Essa mesma temperatura, aliás, também foi registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste, e em Soledade, no Norte.
Outras quatro cidades também ficaram com temperaturas abaixo dos 2°C nesta manhã. Em Passo Fundo, no norte do Estado, a mínima foi de 1,5°C. Cruz Alta, no Noroeste, registrou 1,6°C. Já na Fronteira Oeste, a mais baixa foi de 1,7°C em Uruguaiana e de 1,9°C na cidade de Alegrete (confira abaixo a lista completa).
De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar, o forte frio tem uma explicação simples:
_Isso se deve a uma massa de origem polar. Neste caso é uma do tipo continental, que é mais fria e mais seca. Por isso as temperaturas estão tão geladas. Por enquanto, não há quebra de recorde para o Estado, porque a massa de ar polar ainda está entrando no Rio Grande do Sul. Poderemos ter temperaturas negativas na noite desta segunda-feira (28). E essa onda de frio deve se arrastar por toda a semana, porque o pico desta massa, que age agora sobre o Estado, será entre quarta-feira (30) e sexta (2).
Confira outras mínimas registradas no Estado
- Tupanciretã, 2,1°C
- São Borja, 2,3°C
- Erechim, 2,3°C
- Vacaria, 2,8°C
- Bento Gonçalves, 2,8°C
- Canela, 2,9°C
- São José dos Ausentes, 2,9°C
- São Vicente do Sul 3,1°C
- São Gabriel 3,4°C
- Lagoa Vermelha, 3,4°C
- Cambará do Sul, 3,4°C
- Capão do Leão, 4,9°C
- Santa Maria, 4,9°C
- Rio Pardo, 5,3°C
- Santa Vitória do Palmar, 5,8°C
- Teutônia, 6,3°C
- Campo Bom, 6,5°C
- Porto Alegre, 7,3°C
- Tramandaí, 8,5°C
- Torres, 9,7°C