Guarda-chuvas e casacos serão itens indispensáveis nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A frente fria que trouxe a chuva está se deslocando para Santa Catarina, mas a previsão é de uma quarta-feira (13) de tempo fechado em todas as regiões do RS. Logo após a passagem desse sistema, uma massa de ar polar avança pelo Estado, fazendo a temperatura cair a partir desta noite.
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar, embora a chuva persista hoje, os maiores acumulados foram registrados na terça (12). Em Teutônia, choveu 118mm, o que representa 87% da média do mês. Já em Santiago, o acumulado chegou a 150.8mm, 93% da média. Para esta quarta, a previsão é de chuva, com acumulados mais expressivos na Serra e Noroeste.
Nesta noite, com o deslocamento da frente fria, a massa de ar polar já começa a atuar pelo Estado, aumentando o frio e provocando um fenômeno chamado de mínima invertida.
— A mínima, geralmente, ocorre pela manhã. Quando ocorre à noite, é mínima invertida. Isso depende da passagem da frente fria. Como ela está passando ao longo do dia, a massa de ar polar vem logo atrás — explica o meteorologista.
Na quinta (14), o tempo fica firme, mas a temperatura cai. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 9°C e a máxima é de 18°C. Há chance de formação de geada na Campanha e em alguns pontos da Serra.
Porém, é na sexta-feira (15) que os gaúchos sentirão o primeiro aperitivo do inverno. É nesse dia que praticamente todo o Rio Grande do Sul vai ficar abaixo dos 10°C.
— Só o Litoral Norte fica acima de 10°C, mesmo assim, a previsão é de 12°C por lá — diz Luengo.
Porto Alegre deve manter a mínima de 9°C, e Jaguarão deve amanhecer com 1°C.
No sábado (16), o tempo segue firme e as mínimas começam a entrar em elevação. No fim da próxima semana, uma nova onda de frio pode chegar ao Estado. No entanto, está reservado para o fim de maio uma queda maior na temperatura.
— Semana que vem tem outra onda de frio, nos dias 21 e 22. Na última, entre 28 e 29, vem uma mais forte ainda. Cada onda tem chance para novos recordes — afirma o meteorologista.
Frio e coronavírus
Com as temperaturas mais baixas, há uma tendência de que os indivíduos fiquem mais próximos e com ambientes fechados. Porém, atualmente, a recomendação é para que eles evitem aglomerações e que as pessoas que podem, só saiam de suas casas quando for realmente necessário.
Além de evitar aglomerações, é importante manter os ambientes arejados e seguir a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.
Veja as temperaturas previstas para quinta-feira
Capital: mínima de 9°C e máxima de 18°C
Pelotas: mínima de 8°C e máxima de 18°C
Caxias do Sul: mínima de 7°C e máxima de 13°C
Santa Maria: mínima de 7°C e máxima de 19°C
Santa Rosa: mínima de 7°C e máxima de 16°C
Erechim: mínima de 9°C e máxima de 15°C
Uruguaiana: mínima de 7°C e máxima de 19°C
Torres: mínima de 13°C e máxima de 17°C
Rio Grande: mínima de 11°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: mínima de 6°C e máxima de 13°C
Bagé: mínima de 2°C e máxima de 17°C
Tramandaí: mínima de 12°C e máxima de 17°C
São Borja: mínima de 7°C e máxima de 19°C