O avanço de uma frente fria no primeiro dia de 2020 mantém o risco de temporais sobre o Rio Grande do Sul, principalmente no norte e no nordeste do Estado, e possibilidade de pancadas de chuva isoladas nas demais regiões.
A boa notícia é que, após sucessivos dias de calorão, a temperatura finalmente baixa de forma um pouco mais significativa nesta quarta-feira (1º).
A chuva provocada pela frente fria chegou após mais um dia de intenso calor. Na terça (31), a temperatura chegou a 41ºC em Campo Bom e a 40,3ºC em Porto Alegre conforme o registro da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – ocupando o posto de capital mais quente do país nesse dia.
Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia, como o registro oficial leva em consideração o dado da estação convencional, que marcou 38,8ºC, foi o dia mais quente de 2019 na Capital junto com 27 de dezembro.
Nesta quarta, segue o risco de temporais com raios e ventos fortes no norte do Estado.
— Nas demais regiões, há possibilidade de chuvas mais isoladas, principalmente no período da tarde — afirma Fabiene.
Em razão da passagem da frente fria, as temperaturas máximas ficam um pouco mais amenas. A expectativa é de 30ºC em Porto Alegre, e de 25ºC em Pelotas, por exemplo. A tendência é de alívio também na quinta (2), com máxima de 27ºC na Capital. A trégua no calorão deve ser mais sentida nas faixas sul e leste do Rio Grande do Sul.